Saúde bucal
A perda total dos dentes, também chamada de edentulismo, é um problema que vai além de uma questão meramente estética. Esse processo, que varia muito entre diferentes países e entre áreas urbanas e rurais, causa também a perda óssea mandibular e maxilar, que dificulta a mastigação e consequentemente pode gerar má nutrição.
O mau hálito costuma ser um problema muito incômodo, já que incomoda não só a pessoa que tem, mas também as pessoas ao redor dela, e você sabia que esse é um problema que atinge 30% da população brasileira, cerca de 50 milhões de pessoas? Ele é normalmente associado à falta de higiene, mas segundo especialista, o máu hálito pode ser sinal de que algo não está bem com a saúde.
Hoje, dia 14 de Novembro, é comemorado o Dia Mundial do Diabetes. Essa data foi criada em 1991 pela International Diabetes Federation (IDF) em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), como uma resposta ao crescente número de casos em todo o mundo. O objetivo é chamar a atenção, sobretudo no que diz respeito ao acesso à sua prevenção e tratamento adequados e de qualidade para evitar complicações mais severas, reduzindo o impacto sobre os indivíduos, famílias e custos para os sistemas de saúde e para a sociedade em geral. De 2000 a 2010, o diabetes foi responsável por mais de 470 mil mortes em todo o Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde.
A higiene bucal é um hábito que nos é ensinado desde a infância, mas ainda assim são muitas as pessoas que deixam de tomar os cuidados necessários. Quando isso não é feito, uma porta de entrada para doenças é aberta, o que pode causar problemas simples ou até mesmo mais graves, como a perda de dentes.
As crianças e os adultos compartilham de um problema em comum, a dor de dente, causada principalmente por traumatismos e pela temida cárie. Apesar disso, esse sintoma possui uma evolução mais rápida na infância devido a alguns fatores, entre eles a dentição decídua e o sistema imunológico, mais frágil nessa fase da vida.