Índice deste artigo:

mulher-no-dentista

Hoje, dia 14 de Novembro, é comemorado o Dia Mundial do Diabetes. Essa data foi criada em 1991 pela International Diabetes Federation (IDF) em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), como uma resposta ao crescente número de casos em todo o mundo. O objetivo é chamar a atenção, sobretudo no que diz respeito ao acesso à sua prevenção e tratamento adequados e de qualidade para evitar complicações mais severas, reduzindo o impacto sobre os indivíduos, famílias e custos para os sistemas de saúde e para a sociedade em geral. De 2000 a 2010, o diabetes foi responsável por mais de 470 mil mortes em todo o Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde.

O paciente que não faz um tratamento adequado para a doença pode ter várias complicações, e você sabia que ela interfere também na saúde bucal do paciente e que as gengivas inflamadas e sangrantes interferem no controle da doença? Isso acontece porque, numa fase mais avançada da doença, os medicamentos para o controle dela costumam diminuir o fluxo salivar na boca, ocasionando a chamada xerostomia, o que pode causar o acúmulo de alimentos nas raízes dos dentes; logo, a pessoa terá mais chances de apresentar cárie de raiz ou de suas próteses soltarem.

Uma das funções da saliva é lubrificar e trabalhar os alimentos, transformando-os num bolo amaciado que percorrerá o sistema digestivo mais facilmente. Com a diminuição da saliva, a pré-digestão e o fluxo dos alimentos são modificados, o que pode gerar constipações estomacais, refluxos e incômodos diversos, principalmente nos diabéticos.

A diminuição da saliva também pode causar acúmulo de alimentos na parte posterior da língua, o que favorece o mau hálito.

Publicidade