Índice deste artigo:

Parando de fumar: dicas para não engordarO tabagismo está presente em praticamente todas as culturas, e é considerado uma das principais causas de mortes no mundo, pois a fumaça apresenta uma mistura de aproximadamente sete mil elementos químicos diferentes.

Pensando no ponto de vista nutricional, o consumo do cigarro prejudica a mucosa olfativa e as papilas gustativas, fazendo com que o fumante ingira frutas e verduras com menor frequência e acabe dando preferência a alimentos com excesso de condimentos. Além disso, a ingestão de balas e chicletes para redução do odor de fumaça na boca é bem alta.

Muitas vezes há uma grande preocupação em ganhar peso ao parar de fumar. Isso realmente pode acontecer, pois ocorre uma melhora no paladar e no olfato, que poderá aumentar a vontade de ingerir alimentos diversos e muitas vezes, calóricos. Ainda há uma necessidade de controlar ansiedade e tensão, que antes eram descontadas no fumo, e agora são compensadas nos alimentos.

O primeiro passo para conseguir controlar o peso, é ter força de vontade! Tentar controlar a ansiedade e procurar um profissional nutricionista, são ótimas dicas! Assim, o ex-fumante terá um plano alimentar de acordo com as suas necessidades, e poderá acrescentar na alimentação diárias alguns alimentos que permitem controlar a ansiedade.

Publicidade