Índice deste artigo:
Quais são os efeitos da maconha durante seu uso e quanto tempo este efeito dura?
O uso da maconha (Cannabis sativa) acompanha a história do homem. Dependendo da época, ela foi utilizada pelos seus efeitos psicológicos, com os mais diversos fins medicinais e suas fibras foram usadas na confecção de cordas e roupas. O efeito estimulante foi descoberta na Índia onde era utilizada para estimular o apetite, curar doenças venéreas e induzir o sono.
A forma mais comum de uso da maconha é fumada (é insolúvel em água, por isso não pode ser injetada). O efeito é atingido rapidamente (1 a 10 minutos), mas o pico da ação ocorre após cerca de 30 minutos. Após 45 a 60 minutos os efeitos começam a diminuir, mas como a liberação do corpo é lenta, é possível encontrar traços da droga na urina até semanas ou meses após o uso.
A maconha é considerada uma droga perturbadora por produzirem distorções qualitativas no funcionamento do cérebro, como delírios, alucinações e alterações na capacidade de discriminar medidas de tempo e espaço.
Os efeitos do uso são: leve estado de euforia, relaxamento, melhora da percepção para música, paladar e sexo, prolonga a percepção de tempo, risos imotivados, comportamento mais falante e devaneios. Os olhos ficam avermelhados, a boca seca e há a ocorrência de taquicardia. Porém não há registro de morte por intoxicação.
Como a pessoa se comporta logo após o efeito estar passando?
O comportamento após o efeito estar passando depende da personalidade, da quantidade de uso e do contexto onde a pessoa está inserida. Para alguns pode haver sonolência, aumento do apetite, relaxamento, para outros pode haver maior agressividade, ansiedade e busca por dar continuidade ao uso.
- Ant
- Próx >>