Índice deste artigo:
O que acontece com o corpo sob efeito de drogas?
Geralmente, as drogas de abuso consumidas atuam no Sistema Nervoso Central (SNC), alterando seu funcionamento em relação às estruturas cerebrais e à atividade. Essas mudanças podem ser duráveis ou não, podendo conduzir a comportamentos perigosos, perda de controle e dependência.
Qual o conceito de dependência química?
A dependência, de acordo com DSM IV, é definida como uma doença cerebral crônica, caracterizada pela busca e uso compulsivo (inabilidade de resistir ao desejo da droga) de uma determinada substância, na qual um indivíduo despreza qualquer efeito ou evento adverso referente ao consumo da droga. Ela é considerada um fenômeno biopsicossocial, e algumas variáveis atuam simultaneamente no sentido de influir na probabilidade de um indivíduo se tornar um dependente ou simplesmente fazer uso abusivo de determinada droga. Essas variáveis são divididas em: agente (droga); hospedeiro (usuário) e ambiente. Se o indivíduo irá se tornar um dependente ou como (de que maneira) está relacionado à vulnerabilidade individual.
As drogas podem ser classificadas por tipos? Quais são?
As drogas são classificadas como: opiáceos (heroína, morfina, metadona, etc.); estimulantes (cocaína pó e crack, anfetaminas); Cannabis (maconha, haxixe, skunk); depressoras (álcool, benzodiazepínicos, barbitúricos, solventes); alucinógenas (LSD, ecstasy, chá de cogumelo, chá de lírio); tabaco.
- Ant
- Próx >>