Índice deste artigo:

Confira dicas de como aliviar o estresse do trabalho

As situações de pressão no trabalho são recorrentes e há quem esteja acostumado. Mas por que algumas pessoas sentem mais o estresse? Segundo a psicóloga organizacional e doutora em psicologia social Cecilia Andrade, isso acontece por diversos fatores, entre eles a responsabilidade em manter outras pessoas da família, por exemplo, assim como a convivência com a ameaça permanente e o medo de serem demitidas.

A psicóloga ainda cita outros fatores como:

- Baixa autoestima por não acreditarem que possam conseguir emprego melhor;

- Desprazer com o que fazem ou fora do perfil adequado para o tipo de trabalho que realizam;

- Desconhecimento sobre a verdadeira vocação;

- Acomodação a certas situações;

- Sensibilidade aos estímulos aversivos impostos pelo ambiente.

Além dos pontos citados, Cecilia ainda aponta o perfeccionismo e a frustração como fatores de influência para o estresse. "A frustração pode ser fator de estresse no trabalho, pois a pessoa gasta muita energia para tolerar aquilo que não gosta. Uma pessoa infeliz no trabalho não coloca suas habilidades e criatividade a serviço das tarefas que executa", explica.

Dentre as principais consequências para o problema, que pode levar a doenças graves como a hipertensão e a depressão, estão a perda de criatividade, de espontaneidade e alegria de viver, assim como irritabilidade e até mesmo insônia.

Publicidade