Índice deste artigo:
As situações de pressão no trabalho são recorrentes e há quem esteja acostumado. Mas por que algumas pessoas sentem mais o estresse? Segundo a psicóloga organizacional e doutora em psicologia social Cecilia Andrade, isso acontece por diversos fatores, entre eles a responsabilidade em manter outras pessoas da família, por exemplo, assim como a convivência com a ameaça permanente e o medo de serem demitidas.
A psicóloga ainda cita outros fatores como:
- Baixa autoestima por não acreditarem que possam conseguir emprego melhor;
- Desprazer com o que fazem ou fora do perfil adequado para o tipo de trabalho que realizam;
- Desconhecimento sobre a verdadeira vocação;
- Acomodação a certas situações;
- Sensibilidade aos estímulos aversivos impostos pelo ambiente.
Além dos pontos citados, Cecilia ainda aponta o perfeccionismo e a frustração como fatores de influência para o estresse. "A frustração pode ser fator de estresse no trabalho, pois a pessoa gasta muita energia para tolerar aquilo que não gosta. Uma pessoa infeliz no trabalho não coloca suas habilidades e criatividade a serviço das tarefas que executa", explica.
Dentre as principais consequências para o problema, que pode levar a doenças graves como a hipertensão e a depressão, estão a perda de criatividade, de espontaneidade e alegria de viver, assim como irritabilidade e até mesmo insônia.
- Ant
- Próx >>