Índice deste artigo:

Drogas: comportamento, vício e relação familiarA estruturação familiar influencia na entrada do adolescente no mundo das substâncias ilícitas ou esta entrada é mais influenciada pelos amigos?

Com certeza a influência familiar é muito forte para o sujeito iniciar o uso das drogas. Os amigos são os facilitadores, mas se em casa o ambiente é protetivo, com base no diálogo, com espaço para o aprendizado através dos erros, baseada no afeto, reconhecimento e no tempo dedicado ao núcleo familiar, os riscos do adolescente recorrer às drogas será menor.

 

O que determina se uma pessoa vai utilizar uma droga estimulante (anfetaminas e cocaína), depressora (heroína, morfina e antidepressivos) ou alucinógena (maconha, LSD, cogumelos)?

Geralmente, o início se dá conforme o que o grupo ao qual deseja se inserir já utiliza. A questão financeira e o acesso à droga interferem muito na escolha. Geralmente pessoas mais tímidas podem usar drogas estimulantes como potencializadoras de comportamentos mais ousados que não ocorreriam sem o uso da droga. Porém não há uma pré-determinação do tipo de droga que será usado. Os fatores mais importantes são a disponibilidade da droga no mercado e qual a droga que o grupo social, ao qual ele pertence, usa.

Publicidade