Índice deste artigo:
Muitas pessoas sentem medo ao pensar em dirigir um carro. Tanto homens quanto mulheres sentem esse desconforto perante o volante. E o número é maior entre as mulheres. Algumas pessoas não conseguem tirar a carteira de motorista por sentir medo do carro, mas existe um número grande de motoristas com habilitação que não têm coragem de dirigir. Em muitos casos o medo acaba por vencer e a pessoa fica à mercê do medo.
Pensamentos recorrentes e comuns de quem sofre com o carro:
- tirar o carro da garagem;
- subir ladeiras;
- estacionar;
- atropelar alguém;
- bater o carro;
- causar algum tipo de acidente;
- dirigir em lugares abertos;
- ter que passar em pontes;
- ficar parado muito tempo dentro do carro e com isso preso no trânsito;
- medo de perder o controle da direção;
- etc.
Assim, quem não consegue dirigir porque sofre de fobia específica acaba por evitar esse contato direto com o carro. Ficar afastado do objetivo fóbico é uma saída que muitos encontram para lidar com o medo, mas isso não resolve o problema, apenas adia uma possível solução. Quem tem medo fica bem quando está longe do que causa esse desconforto, mas é só se aproximar novamente do que causa mal-estar que o medo vem com a mesma intensidade e às vezes até mais forte.
O medo de dirigir está associado ao transtorno de ansiedade, e isso provoca no indivíduo a sensação de estar limitado, restrito e até mesmo aflito. Alguns sentem que o medo parece dominar as escolhas da vida. Isso faz com que se agravem sentimentos de baixa autoestima e dependência de outras pessoas para levar buscar, fazer companhia, etc. Tudo isso só dificulta o enfrentamento de situações cotidianas do indivíduo.
- Ant
- Próx >>