Índice deste artigo:

Estudo diz que pressão no trabalho quando se está doente pode causar efeitos negativos a longo prazoSaiba o que é o presenteísmo e como evitá-lo

 

Trabalhar sob pressão em períodos de doença a curto prazo (conhecido como "Presenteísmo", termo usado para definir estar presente no trabalho, porém doente) pode causar efeitos negativos a longo prazo na saúde e produtividade, alerta um estudo publicado no British Medical Journal.

O professor Kevin Dew, da Victoria University of Wellington, Nova Zelândia, disse que as evidências sugerem que, para muitos, a pressão para trabalhar quando se está doente é intensa e muito esforço é necessário para evitar que a saúde fique debilitada.

O presenteísmo é mais comum em certas profissões, principalmente aquelas que envolvem cuidar e ensinar, e é maior naqueles que trabalham e têm maior responsabilidade, afirma o professor. Do mesmo modo, os trabalhadores para os quais a quantidade de trabalho acumula enquanto estão ausentes estão mais indicados a praticar o presenteísmo.

Outros fatores relacionados com o trabalho que o presenteísmo promove incluem: trabalho em equipe em que as expectativas de estar presente são elevadas, tornando limitados os direitos de ficar doente; alta demanda de trabalho; baixos níveis de satisfação no trabalho; medo de ser demitido; e preocupações sobre as oportunidades de promoção.

Publicidade