Índice deste artigo:

Estresse de fim de ano: como evitá-lo?Pesquisas indicam que os brasileiros ficam mais estressados no fim do ano. Esta é a época em que o 13º é recebido e em que há as festas em família, o que deveria deixar as pessoas mais felizes. Por que, então, elas ficam estressadas?

Realmente as pessoas deveriam se sentir mais felizes, pois é uma época em que as famílias se reúnem e se confraternizam. O que acontece muitas vezes é que isso é esquecido, ou seja, nos preocupamos em dar do material e não do espiritual. A mensagem principal do Natal, que é o amor, acaba ficando em segundo plano e até o aniversariante fica por vezes esquecido.

O comércio e a mídia estimulam as compras, o consumismo e todos se acham no dever de comprar. Os que se encontram financeiramente desfavorecidos sofrem por não poderem suprir os filhos com presentes, os quais são esperados com a visita do papai-noel.

Há uma correria em torno do que comprar, comer, vestir. A tudo isso se soma o final do ano letivo nas escolas, o fechamento nas empresas, etc. Tudo deve estar pronto até que o ano termine. Conclusão: cansaço físico e mental, estresse.

 

Quais os sintomas do estresse? Ele pode se manifestar fisicamente?

De acordo com estudos da Dra. Marilda Lipp, especialista em estresse, este pode ser dividido em algumas fases. A primeira fase, ou seja, de Alerta, pode ser considerada positiva, pois é um período de produção, criação e motivação. Em seguida temos a Resistência, em que a fase de alerta é mantida por muito tempo e podem se acumular também outras situações estressoras. O organismo tenta resistir ao cansaço para reconquistar o equilíbrio perdido. Nesta fase a pessoa fica mais vulnerável a vírus e bactérias. Se os estímulos estressores persistirem, teremos então a fase de Quase Exaustão. Neste estágio a pessoa ainda consegue trabalhar, pensar, exercer outras atividades, no entanto é preciso um empenho maior, pois a resistência física e emocional começa a se deteriorar. As doenças físicas começam a surgir porque as defesas imunológicas passam a ser destruídas. A última fase e mais patológica é a de Exaustão. É o ápice do desequilíbrio, causando falta de atenção, de concentração, ansiedade, depressão e outras doenças como hipertensão, gastrites, úlceras, vitiligo, psoríase, problemas de pele, dificuldades sexuais, entre outras.

 

Como evitar o estresse nesta época do ano?

Devemos olhar para nós, estar atentos quanto à nossa agitação. O ideal é não permanecer por muito tempo na fase de Alerta, pois, como mencionamos anteriormente, é um passo para a fase seguinte e para o agravamento do estresse. Assim, sempre que possível o melhor é descontrair e relaxar, saindo um pouco da primeira fase.

Publicidade