Índice deste artigo:
Quando a motivação para parar de fumar é maior: quando há pressão externa ou quando o fumante quer parar por si próprio? Por quê?
Eu creio pessoalmente que a pressão não ajuda em nada, mas o incentivo sim. O meu estudo feito no Ambulatório identificou que quando há algum incentivo no tratamento é bem melhor do que simplesmente ir ao tratamento ou querer parar por si mesmo. Porque ser incentivado por um médico e/ou profissional de saúde ou social, por exemplo, aumenta a sua motivação e a sua eficácia (sucesso) no tratamento. As principais motivações para a busca de tratamento são o auxílio para a cessação, o incentivo de médico e/ou profissional de saúde e problemas de saúde.
Quais são os graus de motivação?
Os estágios motivacionais são:
Pré-Contemplação: estágio em que o indivíduo não vê razão para a mudança de comportamento;
Contemplação: os contempladores são aqueles que estão cientes de que existe um problema, mas ainda se encontram ambivalentes quanto à decisão a tomar com relação ao hábito tabágico;
Ação: os indivíduos neste estágio começaram a trabalhar a mudança e procurar ajuda na implementação de estratégias de mudança do comportamento;
Manutenção: mantenedores já empreenderam a mudança pretendida e buscam estratégias para manter e consolidar o sucesso alcançado.
- Ant
- Próx >>