Índice deste artigo:

Tentei parar de fumar e não consegui... E agora?Que atire a primeira pedra aquele que nunca passou pela experiência de tentar fazer algo e não conseguir chegar ao fim. A sensação é de frustração, às vezes desânimo, talvez irritação, inconformismo ou apenas a aceitação do fato.

Parar de fumar é uma das situações que mais frustram as pessoas, além de exigir uma tremenda força de vontade e determinação.

Não podemos esquecer que esse é um vício físico e psicológico, portanto deve ser devidamente cuidado em ambos os aspectos.

Já testemunhei pessoas que de um dia para o outro resolveram largar o vício, apesar de fumarem de dois a três maços por dia, e tiveram total sucesso. Sim, isso é possível quando o fator psicológico entra em ação e vence a dependência física.

É preciso estar firme no propósito e querer de verdade deixar o vício definitivamente, mas mesmo assim muitos não resistem a momentos de fragilidade e deixam-se levar pela tentação.

O problema é que todas as pessoas que fumam dizem gostar do cigarro, veem nele um companheiro fiel, erroneamente considerado como tranquilizador em momentos de tensão (pode até fazê-lo psicologicamente, enquanto do outro lado as artérias coronárias ficam cada vez mais e mais sufocadas...). Deixar para trás algo de que se gosta é sempre mais difícil. Assim como terminar um relacionamento: quando já não existe amor é bem mais tranquilo superar uma separação.

Publicidade