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Se você pensa que bigode é coisa para homens, em parte você está certo. Porém, desde o ano passado, é possível encontrar diversos acessórios de moda feminina, como anéis, bolsas, camisetas e colares que utilizam a figura do bigode como adereço. Ele está presente até mesmo nas unhas das mulheres e recorrentemente são vistos em fotos que podem ser encontradas nas redes sociais.

Mas, afinal, de onde surgiu esta moda dos bigodes? Ela possui algum significado implícito? Por que, de repente, o bigode deixou de ser uma marca masculina para também fazer parte da moda feminina? A resposta tem nome: Movember!

O mês de novembro marca o mês de conscientização mundial de combate ao câncer de próstata, considerado uma das principais causas de morte entre os homens. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), a doença atinge, anualmente, cerca de 543 mil homens em todo o mundo, e pode ser tratada com mais eficiência quando é diagnosticada precocemente.

Tendo em vista a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, surgiu na Austrália um pequeno movimento de conscientização que a princípio reuniu apenas um grupo de amigos. Como forma de simbologia, o bigode foi adotado e passou a ser usado não só naturalmente pelos homens do grupo (os Mo Bros) durante todo o mês de novembro, mas também pelas mulheres (Mo Sistas), que aderiram ao movimento e passaram a usar acessórios como forma de apoio à causa.

Com a união das palavras moustache, que em inglês significa bigode, e november, tradução inglesa para novembro, deu-se nome ao movimento, que passou a chamar-se Movember e aos poucos cresceu em todo o mundo.

Do seu início humilde em Melbourne, o Movember ganhou força e tornou-se um movimento global, inspirando adeptos em países como Austrália, Nova Zelândia, EUA, Canadá, Reino Unido, Finlândia, Holanda, Espanha, África do Sul e Irlanda. Em 2010, só no Canadá, estima-se que 119 mil Mo Bros e Mo Sistas levantaram cerca de 22,3 milhões de dólares em prol da causa.

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