Índice deste artigo:

Método Rolf de Integração EstruturalO que é o Método Rolf?

É uma técnica de manipulação do tecido conjuntivo, distribuída em dez sessões básicas, que visa reorganizar as estruturas corporais frente à atuação da gravidade, tornando a relação entre o corpo humano e o campo gravitacional mais harmônica e menos desgastante para o indivíduo. A organização do tecido miofascial ao redor de um eixo vertical diminui as tensões crônicas ocasionadas pelos maus hábitos posturais e pelos traumas físicos e/ou emocionais.

 

Como é a prática do método Rolf?

Pode ser dividida em duas formas: sessões básicas e avançadas. Nas sessões básicas (dez primeiras), é dada ênfase à manipulação propriamente dita, ou seja, o profissional utiliza as pontas dos dedos, o punho e o cotovelo como principais instrumentos para liberação das estruturas corporais. Nessa etapa, o cliente permanece a maior parte do tempo passivo (sentado ou deitado na maca) e se limita à percepção do corpo e às sensações. Já nas sessões avançadas, é necessário que o cliente realize, constantemente, movimentos sutis e conscientes, com o intuito de melhor potencializar o processo de reeducação corporal.

 

Quantas sessões são necessárias?

Para as pessoas que nunca vivenciaram a Integração Estrutural, é recomendada a realização das dez sessões básicas propostas pela Dra. Ida Rolf (criadora da técnica). Porque cada sessão apresenta um objetivo específico e restringe-se a determinada parte do corpo – de forma que uma sessão complementa a outra.

Publicidade