Índice deste artigo:
A Síndrome de Burnout, também conhecida como Estresse Ocupacional ou Síndrome de Esgotamento Profissional, é um distúrbio psíquico causado por esgotamento físico e mental intenso associado ao trabalho. O termo "Burnout" vem do inglês “burn”, de queimar, e “out”, de exterior. A expressão inglesa designa algo que deixou de funcionar por exaustão de energia, como uma combustão intensa. O termo passou a ser usado nos anos 70 pelo médico norteamericano Freudenberger para se referir às pessoas que “se queimavam” excessivamente devido ao trabalho assistencial, a ponto de ter um desgaste intenso de energia e recursos.
Esta doença ocupacional tem origem na constante e repetitiva pressão emocional associada com intenso envolvimento com pessoas por longos períodos de tempo. Várias foram as análises feitas por pesquisadores sobre a patologia. A mais influente definição de burnout foi desenvolvida por Maslach e Jackson em 1986, incluindo três componentes: exaustão emocional, despersonalização e redução da realização pessoal.
A exaustão emocional produz uma sensação de esgotamento, de falta de energia e de recursos emocionais próprios para lidar com as rotinas da prática profissional. A despersonalização são os sentimentos e as atitudes negativas que a pessoa provoca nos colegas de trabalho. Já a falta de realização pessoal faz com que o trabalhador perca o sentido da sua relação com o trabalho, de forma que as coisas não lhe importam mais e qualquer esforço lhe parece inútil.
- Ant
- Próx >>