Índice deste artigo:
Quem nunca experimentou uma sensação de leveza e bem-estar ao ouvir uma música que lhe toca a alma, fazendo você ficar como se estivesse flutuando, num estado mental extasiante? Quantas vezes você entra no carro irritado, com vontade de sumir e você coloca a sua música preferida. Como num passe de mágica, de repente, você está novamente feliz e de bem-estar com a vida?
A música tem um poderoso efeito sobre o estado d’alma. É como se a música penetrasse nos poros da nossa pele, contaminando todo o nosso ser. E é interessante que, do mesmo modo que algumas músicas têm o poder de nos agraciar diante da vida, outras têm um poder negativo sobre o nosso temperamento.
Pesquisas da Associação Americana de Cardiologia mostram que ouvir músicas agradáveis pode ser benéfico para a saúde cardiovascular. Pesquisadores da Universidade de Maryland mostraram pela primeira vez que emoções positivas geradas por músicas aprazíveis têm um efeito favorável sobre o endotélio cardiovascular.
O cérebro tem um papel fundamental na saúde vascular, bem como nas taxas de colesterol e pressão arterial. Ainda assim, muitas pessoas que não apresentam esses fatores de risco desenvolvem doença cardíaca significativa e isso pode estar parcialmente ligado à resposta desses indivíduos ao estresse. Se a música pode evocar emoções positivas para se contraporem ao estresse negativo do cotidiano, ela pode ter uma influência muito importante sobre a parte vascular. Assim, a música deveria ser incorporada a um estilo saudável de vida, tal como nós incorporamos outros hábitos saudáveis à nossa vida. Esse estudo foi apresentado pela Associação Americana de Cardiologia este ano, em sessão científica.
O estresse mental causa vasoconstrição. Cardiologistas de um grupo de pesquisadores foram os primeiros a mostrar que o riso tem um efeito benéfico sobre o endotélio. Eles acham que emoções positivas evocadas pela música também trariam um efeito similar.
- Ant
- Próx >>