Índice deste artigo:

Saúde do trabalhoO que é segurança do trabalho?

Segurança do trabalho pode ser definida¹ como um “conjunto de medidas técnicas, educacionais, médicas e psicológicas, empregadas para prevenir acidentes, quer eliminando as condições inseguras do ambiente, quer instruindo ou convencendo as pessoas da implantação de práticas preventivas”. E seu emprego é indispensável para o desenvolvimento satisfatório do trabalho.

O programa deve ser estabelecido partindo-se do princípio de que a prevenção de acidentes é alcançada pela aplicação de medidas de segurança adequadas e que só podem ser bem aplicadas por meio de um trabalho de equipe multiprofissional.

É preciso que se mostre a todos, empregados e empregadores, que suas ações têm consequências imediatas para si e para os outros a sua volta. Também é preciso que se constituam processos de conscientização e de entendimento, através de processos educativos e de participação efetiva em todos os estágios da segurança no trabalho, muito além das SIPATs (Semana Interna de Prevenção de Acidentes). É no dia a dia, é no cotidiano, que essas ações devem gerar sentido para os atores envolvidos. As conquistas coletivas devem ser institucionalizadas e todos devem tornar-se multiplicadores, em um processo contínuo de reflexão sobre as suas práticas e sobre os resultados alcançados.

Publicidade