Índice deste artigo:

mulher-de-biquini-com-braços-abertos

Muito se ouve falar sobre o filtro solar, que ele é imprescindível para proteger a pele dos raios ultravioleta emitidos pelo sol, mas você sabe como funciona um filtro solar e como escolher qual comprar?

O dermatologista Dr. Valcinir Bedin explica que a primeira coisa a se analisar no filtro solar é o FPS, que é o fator de proteção solar, que é um número que indica a quantidade de tempo que a pessoa pode ficar exposta ao sol sem apresentar vermelhidão na pele, em comparação ao tempo que ela teria vermelhidão se não tivesse usado o produto. Por exemplo, se uma pessoa fica vermelha com 10 minutos de sol, quando ela aplicar um filtro com FPS 15 ela deverá ficar vermelha com 150 minutos.

Muitas pessoas dizem que o filtro solar depois do número 15 é tudo igual, mas o dermatologista diz que isso não é verdade, que o que ocorre é que um filtro solar FPS 30 protege contra 95% dos raios e um FPS 60 protege contra 97%. "Essa diferença é muito pequena a partir do 30", diz ele.

E quem pensa que só deve usar filtro solar quando vai à praia ou piscina, se engana e muito. Segundo o dermatologista, o ideal é que passemos o filtro solar, com fator FPS de no mínimo 15, duas vezes ao dia: de manhã, ao sair de casa, e depois ao meio-dia, independente de chuva ou sol.

Muitas mulheres utilizam maquiagem e alguns desses itens de maquiagem já dizem conter filtro solar, mas será que ele já é o suficiente? Dr. Bedin diz que apenas se ele tiver FPS maior que 15 e se não houver partes expostas do corpo.

Publicidade