Índice deste artigo:

mulher-cama-doente

Logo em seus primeiros dias de Espanha, onde chegou para atuar pelo Barcelona, o jogador Neymar enfrentou a sua primeira polêmica. Nos primeiros exames realizados pelo clube, o ex-atleta do Santos foi diagnosticado com uma anemia, fato esse que gerou grande repercussão não apenas na Espanha, mas também no Brasil.

Mas, afinal, o que é anemia e o que ela pode provocar? Segundo a médica hematologista Maria Stella Figueiredo, o quadro é resultado da diminuição da hemoglobina, uma proteína que é carregada no sangue pelos glóbulos vermelhos. "A hemoglobina tem a função de transportar oxigênio para os tecidos e, sempre que ocorre sua diminuição, ocorre falta de oxigenação tecidual", explica.

Dentre os diversos tipos de anemias, a principal é a ocasionada pela falta de ferro, substância essencial para a formação da hemoglobina. Porém, existem outras anemias comuns, chamadas de anemias megaloblásticas, estas causadas pela falta das vitaminas B12 ou B9. "Existem também as anemias hereditárias, em que o indivíduo herda uma alteração genética que causa anemia. Neste grupo, a forma mais comum no Brasil é a anemia falciforme", destaca Maria Stella.

A diferenciação do tipo de anemia é bastante complexa e necessita ser realizada por um profissional competente. Ela envolve a obtenção de uma boa história do paciente (por exemplo, se a anemia vem desde a infância, existe a probabilidade de ela ser hereditária), além de exame físico (presença de aumento do baço pode estar associada a determinados tipos de anemia) e resultados dos diferentes exames laboratoriais. "A anemia é, às vezes, a primeira manifestação de outra doença, como lúpus eritematoso sistêmico, insuficiência renal crônica, leucemia, câncer, etc.", completa a médica.

Publicidade