Índice deste artigo:

insolacao-piscina

Quando alguém vai para a praia no verão, várias são as recomendações feitas em relação ao sol, como as do tipo "cuidado com os horários de risco", "tome líquidos" e "use protetor solar". No entanto, as pessoas parecem esquecer-se ou desconhecer que os mesmos cuidados devem ser tomados em outras estações do ano, principalmente pelo risco da insolação.

"A insolação é o quadro mais grave, com perda de água, causado pela exposição exagerada e sem proteção ao sol. Essa desidratação pode fazer com que a pessoa se sinta enjoada ou com tonturas, além de outros sintomas, como boca e olhos secos e ardência nas áreas expostas. Caso haja vertigem e dor no corpo, a pessoa deve procurar um pronto-socorro", alerta o médico dermatologista Adriano Almeida.

Diferentemente do que muitos podem pensar, ninguém está livre da insolação, nem mesmo debaixo de um guarda-sol. Isso porque, apesar de amenizar os efeitos do sol, ele não os exclui completamente, pois a luz que incide indiretamente também pode queimar. Além disso, tais cuidados precisam ser tomados em qualquer lugar em que haja sol, e não apenas na praia.

"A insolação pode ocorrer em qualquer época do ano. Mesmo em regiões em que se tem neve, como nas estações de esqui, deve-se ter muito cuidado para evitar o problema", ressalta Adriano.

Publicidade