homem-memoria-dicas

Você sabia que a ansiedade, a depressão e o uso contínuo de medicamentos para dormir podem gerar problemas relacionados à memória e a outras funções cognitivas? Esse é o alerta feito pelo Ambulatório Médico de Especialidades "Psiquiatria" (AME), unidade da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo.

De acordo com Fábio Armentano, psiquiatra que coordena o Grupo de Psicogeriatria do AME, a grande maioria das queixas de falta de memória e de outras funções cognitivas, conhecidas como Comprometimento Cognitivo Leve (CCL), vem da população idosa, ainda que o problema possa ser relatado também pelos mais jovens.

"Quando o paciente se queixa, nós fazemos uma investigação completa, que inclui avaliação médica e pode envolver testes das funções cognitivas, além da realização de exames laboratoriais e de neuroimagem, como tomografia computadorizada ou ressonância magnética. O CCL tem uma série de causas possíveis, desde a depressão, a ansiedade e o efeito de medicações para o sono, até problemas clínicos como o hipotireoidismo, a deficiência de vitaminas e a diabetes descompensada", explica Fábio.

Como não há um medicamento específico para o CCL, o tratamento normalmente é focado em possíveis causas que deram origem ao esquecimento. Dessa forma, cada caso deve ser avaliado de forma individual e o acompanhamento é multidisciplinar, envolvendo psiquiatras, psicólogos, terapeutas ocupacionais, entre outros profissionais.

Segundo Armentano, os portadores do CCL geralmente apresentam queixas de alterações na memória, atenção ou capacidade de orientação, mas estas não causam prejuízos nas suas funções do dia a dia. Desse grupo, apenas 10% pode piorar e evoluir para um quadro de demência ou de Alzheimer.

"É comum não lembrarmos de algumas coisas, às vezes. Já ocorreu com a maioria das pessoas esquecer o que foi fazer ao entrar na cozinha, por exemplo, mas normalmente recordamos depois de passado algum tempo", alerta o psiquiatra, que ainda ressalta a importância de procurar um especialista quando os esquecimentos são frequentes e prejudicam a rotina, independentemente da idade.

 

Dicas para a memória

[widgetkit id=43]

 

Fonte: Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo

Publicidade