Índice deste artigo:

mao-medicamentos

Toda vez que vamos ao médico em busca de tratamento para algum problema de saúde e é feita a prescrição de uma receita, nela encontramos o número de vezes e a quantidade diária do remédio que será utilizado. Essa é a chamada posologia, ou regime posológico, que deve ser seguida rigorosamente para se obter o efeito desejado.

"A posologia está diretamente relacionada a um parâmetro conhecido como janela terapêutica, que é a quantidade de medicamento que necessita estar presente no sangue para que se chegue ao efeito desejado. A janela terapêutica situa-se entre a subdose (dose que não tem efeito) e sobredose (dose que apresenta efeitos tóxicos)", explica a farmacêutica Silvia Dal Bó.

Em linhas gerais, quando administrado a uma pessoa, o medicamento é absorvido, entra na circulação sanguínea, é distribuído pelo corpo, pode ser metabolizado e depois é eliminado. Todo esse trajeto e o tempo que leva para cumprir o caminho interferem na janela terapêutica, ou seja, na quantidade de medicamento que está presente no sangue e que tem efeito benéfico.

É importante lembrar que cada remédio tem a sua janela terapêutica, assim como cada um realiza o seu trajeto em um tempo próprio. Assim, cada medicamento precisa ser administrado em uma dose própria e num tempo determinado para entrar na janela terapêutica e gerar um efeito benéfico.

"Alguns grupos de medicamentos apresentam posologia semelhante, mas mesmo nestes grupos pequenas variações já serão importantes. Por exemplo, dentro de um mesmo grupo, remédios com potências diferentes serão administrados em doses diferentes, mesmo que o tempo entre as administrações seja o mesmo. Desta forma, acho conveniente estabelecer que cada medicamento terá seu regime posológico individualizado", ressalta Silvia.

Publicidade