Índice deste artigo:

mulher-reaproveitar-alimentos

Você sabia que o Brasil é um dos campeões no ranking de desperdício de alimentos? Segundo estudos, cerca de 30% da nossa comida é jogada fora, um dado que preocupa, tendo em vista a quantidade de pessoas que passam fome no país. Além disso, o desperdício contribui com o aumento da produção de lixo, agravando problemas ambientais já existentes.

"O reaproveitamento contribui de maneira positiva para a conservação de recursos naturais, além de não desperdiçar os nutrientes que esse alimento pode oferecer. No entanto, isso deve ser feito de forma segura, mantendo as qualidades nutricionais e impedindo a contaminação de microrganismos patogênicos", explica a nutricionista Juliana Ramos.

Para preservar a maioria das propriedades nutricionais e diminuir a perda de nutrientes de alguns alimentos, existem alguns métodos eficazes. Um deles é a forma de cocção, que deve ser feita preferencialmente no vapor ou com uma quantidade mínima de água. Outra opção é optar por produtos da época, que são mais saborosos e nutritivos, além de serem mais baratos.

"É importante que o reaproveitamento dos alimentos seja feito o mais rápido possível, como, por exemplo, usar alguma sobra do almoço no jantar do mesmo dia ou no almoço do dia seguinte", ressalta Juliana.

Publicidade