Índice deste artigo:

botas-ortopedicas

Antigamente, mesmo com o uso indicado por médicos, muitos evitavam usar as botas ortopédicas, por vergonha ou até por estética, já que elas costumavam ser todas iguais e não muito bonitas. Porém, hoje, elas estão cada vez mais bonitas e semelhantes aos sapatos convencionais, o que faz com que ninguém perceba que é um sapato ortopédico. Mas qual a sua utilidade e quem deve usá-las?

O especialista em medicina do esporte e diretor da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE), Dr. Ricardo Munir Nahas, explica que as botas foram idealizadas para sustentar o pé sobre palmilhas indicadas para tratar deformidades fixas ou não, geralmente nos pés. "Elas auxiliam e são coadjuvantes no tratamento dessas deformidades. Elas também são usadas em alguns desvios do eixo dos membros inferiores, dos joelhos e rotações de todo o conjunto", explica ele.

Geralmente essas deformidades são congênitas. As adquiridas são, na maioria das vezes, consequência de eventos traumáticos, como fraturas, por exemplo. Também podem aparecer, ou ser agravadas, com o uso de calçados inadequados.

Publicidade