Índice deste artigo:

pegada-areia

Você já parou para pensar se os calçados que você usa são confortáveis o suficiente? E em relação à forma com que você pisa no chão, faz a sua caminhada ou corre nos momentos de lazer? Será que ela é suficientemente adequada a fim de que lesões e dores sejam evitadas? Saiba que para responder a essas dúvidas existe um teste simples e rápido: o teste da pisada.

"O teste da pisada consiste em avaliar os tipos de pé e pisada das pessoas. Trata-se de uma avaliação dinâmica para verificar pontos de pressão durante o ato de caminhar e também um teste estático para analisar centro de gravidade e pontos de pressão", explica o especialista em fisioterapia motora David Homsi.

Diferentemente do que se pensa, o teste da pisada é recomendado não só a atletas, mas também para pessoas que praticam atividades de lazer esporadicamente. Com a avaliação, é possível evitar lesões que podem aparecer a curto e longo prazo e que são causadas por calçados ou pela forma de pisar inadequados.

"Entre as lesões mais comuns causadas por essas inadequações estão as inflamações na planta dos pés (fascite plantar), tendinite no tendão de Aquiles, inflamação da tíbia (periostite) e dores nos joelhos", comenta David.

Publicidade