Índice deste artigo:

homem-relogio-despertador

A partir deste domingo entra em vigor o horário de verão. À 00h do domingo todos devem adiantar o relógio em uma hora e, segundo a especialista em sono, Angela Beatriz Lana, o ideal seria que todos estivessem se preparando para essa mudança há pelo menos duas semanas, mas dificilmente alguém faz isso. "Idealmente, deveríamos trazer o nosso relógio biológico aos poucos para o novo horário, 5 a 10 minutos diariamente", explica ela.

Como isso não acontece, são comuns as queixas de cansaço e mau humor relacionadas ao horário de verão. Ao adiantar uma hora em nossa rotina diária abruptamente, forçamos o relógio hormonal a mudar o seu funcionamento também. Esse relógio também precisa de umas duas semanas para se reorganizar. "O resultado disso é que, na maioria das vezes, queremos ir para cama no horário que estamos acostumados, mas temos que acordar uma hora antes para iniciar o dia", diz ela.

As pessoas que menos sofrem com a mudança de horário são as que conseguem estabelecer uma rotina mais rápida de sono, alimentação e compromissos no horário novo.

Publicidade