Índice deste artigo:

Riscos do consumo de bebidas alcoólicas no carnavalQuais os riscos da ingestão de bebidas alcoólicas?

Em época de festividades, como no carnaval, há aumento do consumo de álcool e de suas consequências negativas. Por exemplo, grande número de acidentes de trânsito (nos centros urbanos e nas estradas) protagonizados por motoristas alcoolizados. Apesar de o álcool ser uma substância lícita e a mais usada no Brasil e no mundo, e seu consumo ser aceito (e encorajado) socialmente, seu uso causa sérios danos físicos, psíquicos e sociais.

Os riscos da ingestão de bebidas alcoólicas são muitos e os efeitos do uso agudo variam de acordo com a quantidade consumida num determinado tempo, tipo de bebida, sexo, peso e idade, e vão desde problemas como moleza, sonolência, perda de reflexos, desidratação, náuseas, vômitos, até coma, depressão respiratória e morte. Os riscos do uso crônico incluem problemas no fígado (hepatite, esteatose, cirrose); pâncreas (pancreatite); estômago (gastrite, úlcera); déficit de vitaminas; demência; aumento do risco de doenças do sistema circulatório, derrame, hipertensão; vários tipos de câncer; problemas cardíacos (infarto, miocardite); alteração do ciclo menstrual, impotência, infertilidade; e dependência.

É importante salientar que os riscos não se restringem ao indivíduo, aumentando também o risco para a comunidade, pois o álcool geralmente está associado a situações de violência (brigas, homicídios, agressões sexuais, vandalismo), acidentes de trânsito, quedas, afogamentos, suicídio e sexo desprotegido (resultando em gravidez indesejada e transmissão de doenças). Os jovens são os mais vulneráveis.

Publicidade