Índice deste artigo:

cigarro-aceso-saindo-fumaca

Que o tabagismo faz mal à saúde, todos já sabem, isso já está mais do que provado. Mas ele pode ser ainda pior se aliado à diabetes.

De acordo com o endocrinologista Pedro Saddi, a diabetes mellitus é um conjunto de doenças (já que existe a diabetes tipo 1, tipo 2 e gestacional) do metabolismo dos açúcares, proteínas e lipídios que têm em comum o aumento da glicose no sangue. Ela ocorre por deficiência absoluta ou relativa de insulina.

O tabagismo é um imenso fator de risco para doenças do coração, cérebro, diversos tipos de cânceres, DPOC, entre outros, pois estreita as veias. A diabetes mellitus, por sua vez, é importante fator de risco para o coração, cérebro, rins e olhos. A associação de tabagismo com diabetes mellitus é especialmente deletéria, pois ocorre uma potencialização deste prejuízo. E inclui: aumento da resistência à insulina, prejuízo da função da célula beta e secreção de insulina, inflamação crônica de baixo grau e disfunção endotelial. "Diabéticos que fumam também têm mais chances de desenvolver problemas cardiovasculares e ter complicações da diabetes, como retinopatia, neuropatia, nefropatia, infarto do coração, AVC, DPOC, câncer de bexiga, boca, pulmão, laringe, entre outros", explica ele.

Publicidade