Índice deste artigo:

cuidados-umidade-baixa

A escassez de chuvas significativas durante o inverno, que pode ser notada em alguns estados do país, já começa a ter os seus primeiros reflexos. Na cidade de São Paulo, na tarde da última terça-feira (21), foi registrado um índice de umidade relativa do ar de 10%, número comparável ao de um deserto como o do Saara, que tem índices variáveis de 10 a 15%. O recomendável, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é 60%.

E quais são as consequências disso? Uma delas pode ser notada nos hospitais, que registram um número considerável de internações por doenças respiratórias durante esse período. "Estas afecções podem ocorrer em qualquer época do ano, entretanto, no inverno, as mucosas ficam ressecadas, as defesas locais do organismo diminuem, favorecendo doenças como gripe, resfriado, amigdalite, faringite, otite, sinusite e pneumonia. São fatores que facilitam também o desencadeamento de crises alérgicas como rinite e asma", explica o médico pneumologista Bernardo Kiertsman.

Cidades como a de São Paulo, por exemplo, apresentam um agravante ainda maior: a poluição. Devido à baixa umidade relativa do ar, a dispersão dos poluentes fica mais difícil, o que obriga as pessoas a terem um contato mais direto com micro-organismos e gases nocivos e facilita a transmissão de doenças respiratórias e infecções.

Dentre as infecções virais, as mais recorrentes são a gripe e o resfriado, que se diferem pelo vírus responsável, o ciclo de duração e a gravidade dos sintomas. Enquanto a gripe é causada pelo Influenza, causando aspecto mais doentio, com maior comprometimento do estado geral (febre alta, dor no corpo e indisposição), o resfriado é provocado geralmente pelo rinovírus, que se manifesta com quadro de obstrução nasal leve, coriza, tosse e febre baixa.

Além de se manifestarem com seus próprios sintomas, as infecções virais podem ainda ser consideradas "portas de entrada" para outras infecções bacterianas, como faringite, amigdalite, otites, sinusites ou até mesmo pneumonias, assim como originar crises alérgicas, como crises de rinite e asma.

Publicidade