Índice deste artigo:
O número de mortes decorrentes da gripe A tem crescido e muito em 2012 com a chegada do inverno. Segundo dados do Ministério da Saúde, até a última quinta-feira (19) foram registradas 159 mortes, número bem maior quando comparado ao dos dois anos anteriores: 113 e 30 em 2010 e 2011, respectivamente.
Apesar dos números deste ano ainda estarem bem distantes dos apresentados em 2009, quando houve uma pandemia mundial, a preocupação com o crescimento de casos tem sido maior. No entanto, para a professora Dra. Ana Cecília Cavalcanti, ainda não é possível falar em mutação do vírus. "Quando as pessoas não se vacinam contra o vírus da gripe A, o número de indivíduos imunizados diminui e assim a transmissão fica mais frequente. Provavelmente nas regiões que apresentam um aumento no número de casos, como a Região Sul, não houve uma boa cobertura vacinal", afirma.
Com o aumento de ocorrências da doença, o Ministério da Saúde já toma as suas primeiras providências. Na Região Sul, onde o número de casos é maior, foi reforçada a distribuição da vacina, além do envio de técnicos para auxiliar na investigação das mortes. Outra medida tomada foi a autorização da venda do antiviral Tamiflu sem a necessidade de prescrição médica, o que irá facilitar o acesso ao medicamento.
Tire algumas das principais dúvidas sobre a gripe A na entrevista completa com a Dra. Ana Cecília Cavalcanti, especialista na área de Virologia Humana pelo Instituto Adolfo Lutz, de São Paulo.
- Ant
- Próx >>