Índice deste artigo:

No Dia Nacional de Prevenção à Asma, descubra formas de prevenir as crises

A chegada do inverno traz uma grande preocupação quanto às doenças respiratórias que podem ser causadas pelo frio e pelo clima seco. Segundo o médico pneumologista Dr. Bernardo Kiertsman, a asma é uma dessas enfermidades que afetam todas as faixas etárias, atingindo aproximadamente 20% das crianças e adolescentes, além de 10% dos adultos.

Nesta quinta-feira (21), comemora-se o Dia Nacional de Prevenção à Asma. Mas você sabe o que ela representa? Trata-se de uma doença inflamatória crônica da via aérea. "Em caráter de ilustração, é como se imaginássemos um cano que leva o ar para dentro do pulmão, conhecido como brônquio. Quando há a inflamação, o brônquio reage de forma intensa, causando uma diminuição do calibre e dificultando a passagem do ar", explica o médico.

Ainda de acordo com o Dr. Bernardo, dentre os principais sintomas da asma, o paciente pode apresentar falta de ar, tosse, chiado e aperto no peito. Em alguns casos, todos os sintomas podem aparecer simultaneamente, enquanto nas crianças as manifestações às vezes aparecem somente com a tosse.

Publicidade