Índice deste artigo:

Como lidar com a abstinência do cigarro?

Que o cigarro faz mal à saúde todos já sabem. Segundo dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer), os fumantes, se comparados aos não fumantes, apresentam um risco 10 vezes maior de adoecer de câncer de pulmão, cinco vezes maior de sofrer infarto, cinco vezes maior de sofrer de bronquite crônica e enfisema pulmonar e duas vezes maior de sofrer derrame cerebral.

E se você parar de fumar agora, sabe quais são os benefícios? Após 20 minutos sua pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal, após 2 horas não tem mais nicotina no seu sangue, após 8 horas o nível de oxigênio no sangue se normaliza, após 2 dias seu olfato já percebe melhor os cheiros e seu paladar já degusta melhor a comida, após 3 semanas a respiração fica mais fácil e a circulação melhora, após 5 a 10 anos o risco de sofrer infarto será igual ao de quem nunca fumou.

Por isso, todo fumante deve parar de fumar o mais rápido possível. Mas, para isso, o principal é querer parar e ter força de vontade. "Medicamento não faz ninguém parar, embora torne o processo mais fácil, pois diminui a síndrome da abstinência, mas o principal é a força de vontade e a participação em grupos", diz o pediatra e pneumologista João Paulo Lotufo, responsável pelo projeto Antitabágico do Hospital Universitário da USP.

Segundo ele, a participação em grupos antitabágicos, como os oferecidos pelo Hospital Universitário da USP, é muito importante em todo o processo, aumentando as chances do fumante conseguir largar o vício. Os pacientes participam também de reuniões individuais e grupos psicológicos e os resultados estão sendo positivos. "Já tratamos 2021 pacientes com sucesso de até 55%, com pessoas que receberam medicação antitabágica e frequentaram o grupo por todo o período. Se não receberam medicamentos e se faltaram nas reuniões, o resultado cai para 20%. Portanto a medicação ajuda e a permanência nas reuniões é fundamental", diz ele.

Segundo o pneumologista, diminuir o número de cigarros gradativamente é uma boa opção para quem deseja parar. A partir daí, é essencial que o fumante marque uma data para parar de vez, estabelecendo o número máximo de cigarros por dia. "Reduzir um ou dois cigarros por dia já ajuda o organismo a tolerar melhor a falta de nicotina", diz ele. Outra dica é atrasar a hora do primeiro cigarro do dia, e aumentar esse tempo todos os dias gradativamente.

Publicidade