Índice deste artigo:

Novidade pode facilitar tratamento para diabéticos

Um incômodo para todo diabético que aplica insulina é usar a seringa e furar a pele todas as vezes que ela deve ser aplicada. Mas uma novidade para esses pacientes, lançada este mês, promete facilitar o tratamento: é a caneta para aplicação de insulina sem agulha.

Segundo a farmacêutica Fernanda Magalhães, a insulina é aplicada no paciente por um sistema de pressão por mola, por isso não é necessária a agulha. "Posicionando o dispositivo num ângulo de 90° e acionando o aplicador, o mecanismo de pressão por mola faz com que o medicamento atinja o tecido subcutâneo do paciente", explica ela. A caneta faz com que a insulina seja aplicada através de uma ampola com micro-orifício de 0,17mm sem qualquer tipo de agulha (as agulhas existentes no mercado para aplicação de insulina possuem orifícios que variam entre 0,39-0,23mm).

O medicamento aplicado penetra no subcutâneo e espalha-se uniformemente numa fração de segundos, diminuindo a possibilidade de desenvolvimento de hematomas e outros tipos de lesões que podem ocorrer com certa frequência no uso rotineiro de agulhas. Além disso, como o medicamento é distribuído uniformemente sobre o tecido subcutâneo, a aplicação se torna mais confortável e segura ao paciente.

Publicidade