Índice deste artigo:

Dicas de como evitar acidentes:

- Esteja sempre atento ao que estiver fazendo, já que o perigo existe em qualquer momento.

- Avalie as condições do ambiente de trabalho.

- Utilize sempre os EPIs.

- Participe dos treinamentos voltados à prevenção de acidentes e esteja sempre atento às notícias.

- Reconheça os seus limites e, se estiver com algum problema que não possa ser resolvido naquele momento, aceite até a hora em que puder solucioná-lo, não se desespere.

- Compartilhe o estresse, conversando com um amigo e se abrindo com os seus problemas e preocupações, pois ele pode ajudá-lo a aliviar as tensões e quem sabe encontrar uma solução.

- Se necessário, consulte um psicólogo, um psiquiatra ou um assistente social, que podem ajudar a evitar complicações mais graves no futuro.

- Aceite os seus erros, isso é imprescindível.

- Seja organizado, faça uma lista de tarefas e execute-as pela ordem de prioridade.

- Tire férias com regularidade.

- Não trabalhe cansado, tenha sempre uma boa noite de sono.

- Não tome bebidas alcoólicas antes do trabalho.

 

 

Nadyja Horah Silva é socióloga formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); especialização em Saúde do Trabalhador, pela Fundação Oswaldo Cruz; professora de Sociologia do Trabalho no curso de pós-graduação de Enfermagem de Trabalho na Fundação José Bonifácio da UFRJ; palestrante da ABPA (Associação Brasileira para Prevenção de Acidentes) e diretora executiva da Associação Brasileira Movimento Rio Carioca.

www.abpa.org.br

Publicidade