Índice deste artigo:
Os acidentes de trabalho são a causa de morte de mais de dois milhões de pessoas no mundo por ano, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT). Isso significa que a falta de segurança no trabalho mata mais do que as drogas e o álcool juntos. As causas de um acidente podem ser naturais ou por falta de medidas de proteção.
Mas o que são considerados acidentes de trabalho? Segundo a socióloga e especialista em Saúde do Trabalhador Nadyja Horah Silva, acidente de trabalho é tudo aquilo que ocorre pelo exercício do trabalho, a serviço da empresa, provocando lesão corporal, perturbação funcional ou doença, que cause a morte, perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.
A legislação brasileira define acidente de trabalho como toda redução ou perda de capacidade laboral que seja causada por fatores externos e traumáticos relacionados ao trabalho.
Entre os inúmeros acidentes de trabalho, os que ocorrem com mais frequência, de acordo com a especialista, são as quedas, que muitas vezes poderiam ser evitadas, caso os dispositivos de segurança fossem utilizados ou usados de forma adequada.
Outros fatores que também podem contribuir para o surgimento de acidentes de trabalho são: a ingestão de bebidas alcoólicas, a hipoglicemia, que pode provocar desmaios por falta de alimentação, e a fadiga, por não se ter dormido o suficiente ou quando se trabalha por turnos, em especial se se fizer o uso de máquinas perigosas.
Há ainda as doenças ocupacionais, que no Brasil são equiparadas aos acidentes de trabalho, gerando os mesmos direitos e benefícios. "Podem ou não ser causadas pela atividade laboral ou no ambiente de trabalho. As mais comuns são as doenças respiratórias e de pele", diz ela.
- Ant
- Próx >>