Índice deste artigo:

Doenças respiratórias: os males que estão mais presentes durante o outono-inverno Todo ano é a mesma história, com a chegada do inverno aumentam os casos de problemas respiratórios. As quedas bruscas e constantes na temperatura, aliadas ao tempo seco, são as vilãs da história. As infecções respiratórias podem ocorrer em qualquer época do ano, entretanto, no inverno, as mucosas ficam ressecadas, as defesas locais do organismo diminuem, favorecendo doenças como gripe, resfriado, amigdalites, faringites, sinusite e pneumonia.

O resultado, enfim, é que hospitais, pronto-socorros e consultórios ficam cheios de pacientes com doenças respiratórias. Cerca de 90% dos casos infecciosos diagnosticados são causados por vírus e acometem principalmente crianças e idosos.

“Com as condições climáticas dos dias frios, crianças e adultos ficam mais expostos a ácaros, poeira, mofo e demais substâncias alergênicas, desencadeando crises de asma, rinite e outras alergias respiratórias”, explica o dr. José Eduardo Cançado.

Publicidade