Índice deste artigo:
Por que as pessoas começam a fumar cigarros e a beber bebidas alcoólicas?
Tanto as drogas lícitas, cuja venda e consumo são permitidos por lei, como as ilícitas, cujo consumo e venda são proibidos pela lei, participam do mesmo processo de iniciação. Geralmente, o início se dá pelas drogas lícitas, passando para as ilícitas. Existem vários fatores relacionados nesse processo como, por exemplo, a genética, a neurobiologia, o comportamento e o ambiente.
Sabe-se que a frequência do uso repetido de drogas produz alterações no sistema nervoso. Essas alterações podem ser chamadas de tolerância ou sensibilização e contribuem para aumentar o desejo de consumir drogas.
Existem vários outros motivos para o uso de cigarro, álcool ou outras drogas, como a busca pelo reconhecimento grupal ou prazer imediato, o acompanhamento de uma cultura que potencializa o uso, a fuga da realidade, negligência ou desestrutura familiar, relações próximas violentas, busca de coragem para ter atitudes que não teria na ausência da droga, são alguns dos motivos.
Um pai que fuma e bebe pode influenciar o filho a fazer o mesmo?
Deve-se ter muito cuidado para não rotular crianças e adolescentes, nem culpabilizar os pais. Pois, apesar de haver uma influência genética para o uso de álcool ou outras drogas, não significa que a dependência seja completamente herdada ou predeterminada. Porém, sabe-se que pessoas com história familiar de dependência apresentam maior risco do que as demais.
- Ant
- Próx >>