Índice deste artigo:

Diabetes tipo 1Desde os anos 80 o álcool tornou-se uma importante causa de morte entre pacientes com diabetes tipo 1, conclui um estudo publicado no British Medical Journal.

A pesquisa revela também que, enquanto a sobrevida de pacientes com início precoce do diabetes tipo 1 (idade entre 0-14 anos) tem melhorado com o tempo de sobrevivência, os pacientes com início tardio de diabetes tipo 1 (idade entre 15-29 anos) têm apresentado a saúde deteriorada desde a década de 80.

Apesar de grandes avanços no tratamento do diabetes, o diabetes tipo 1 ainda é associado com a mortalidade prematura, devido a complicações agudas e crônicas. Pensa-se que as pessoas com diabetes de início tardio têm chances de viver mais do que as pessoas com início precoce de diabetes tipo 1, mas poucos estudos têm comparado as tendências da mortalidade entre os pacientes de início precoce e tardio.

Assim, pesquisadores da Finlândia investigaram as tendências temporais de curto e longo prazo na mortalidade em 17.306 pacientes diagnosticados como tendo diabetes tipo 1 antes dos 30 anos de idade, entre 1970 e 1999. Eles também estudaram as causas de morte ao longo do tempo. Os participantes foram acompanhados por uma média de 21 anos.

Publicidade