Índice deste artigo:

fumos-cigarros-tabagismo-tabacoCigarros comuns ou com sabores, narguilés, cachimbos, cigarros de palha, charutos e cigarros eletrônicos. Hoje a indústria tabaqueira oferece inúmeras opções aos fumantes e diversos atrativos aos iniciantes.

Por esse motivo, mesmo com todas as campanhas sobre os riscos do tabagismo, existe uma precocidade na experimentação. A idade de iniciação está entre 13 e 14 anos, segundo a Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico). Esse dado comprova que, cada vez mais, o mercado estimula o consumo se adaptando ao perfil do usuário.

 

Cigarros flavorizados

Os cigarros com sabor, também conhecidos como flavorizados, representam forte atrativo à população jovem. Nessa fase, o juízo crítico, capaz de avaliar os fatores de risco à saúde, ainda não está formado, aumentando as chances da dependência.

A composição desses cigarros é semelhante à do cigarro comum, com a diferença de ter, entre os cerca de 600 aditivos, alguns com a função de oferecer um sabor diferenciado.

Além da adição do sabor para inibir o gosto amargo do cigarro, existem várias estratégias de estímulo, como as novas embalagens, mais atrativas ao público, e a divulgação em pontos de venda.

 

Cigarros eletrônicos e de palha

O cigarro eletrônico é um dispositivo que produz vapor inalável, com ou sem nicotina. No entanto, é um equívoco pensar que essa alternativa não é prejudicial.
Estudos mostram que os cigarros eletrônicos possuem substâncias cancerígenas em sua composição. Por essa razão, estão proibidos na maioria dos países do mundo, inclusive no Brasil.

É importante lembrar que, no País, a denominação de cigarro “light” ou “slim” é proibida. Esses cigarros têm reduzido teor de algumas substâncias, porém aquelas que causam câncer de pulmão, enfisema pulmonar e outras doenças tabaco-relacionadas continuam presentes em sua composição.

Esses cigarros possuem baixo teor de nicotina, fazendo com que o dependente fume ainda mais para suprir suas necessidades.

Cigarros de palha também são prejudiciais. Além da ausência de filtro, não passam por inspeção, pois são produzidos artesanalmente.

Tanto cigarros de palha como charutos e cachimbos não utilizam o filtro, que é obrigatório em vários países. Esse componente não é 100% eficaz, mas confere uma pequena proteção ao fumante.

Publicidade