Índice deste artigo:
Problemas relacionados ao sono afetam boa parte da população, fazendo com que muitas pessoas não durmam bem, não durmam o suficiente ou até não durmam. Fatores como a idade e as condições físicas das pessoas requerem uma maior ou menor dose de sono. Enquanto os bebês necessitam dormir uma média de 11 horas, os idosos de 70 anos deveriam dormir entre cinco e seis horas, mais duas ou três sestas breves durante o dia.
Uma boa cama é essencial para obter um descanso reparador. Estudos recomendam utilizar equipamentos que assegurem a sustentação do corpo, sem excessiva rigidez, para que as costas adotem a posição adequada. Igualmente importante é o hábito de virar o colchão pelo menos uma vez a cada três meses, de modo que o desgaste seja uniforme e assim se atrase sua deterioração.
Qual é a melhor posição para dormir? E qual a pior? Por quê?
A melhor posição para dormir é de lado, com travesseiro que permita manter a coluna cervical alinhada e outro entre os joelhos para manter a pelve e coluna lombar alinhadas. Dormir de barriga para cima, com um travesseiro mais baixo, também está correto. A pior posição é de barriga para baixo, por forçar a lombar em extensão e por manter a coluna cervical sempre rodada.
O biótipo de uma pessoa (peso, altura, etc.) tem alguma influência na posição em que ela dorme?
De certa forma, a incidência de apneia e de distúrbios respiratórios em obesos é maior e os problemas se acentuam quando a pessoa dorme de barriga para cima.
- Ant
- Próx >>