Índice deste artigo:

Voz: veja dicas e cuidados para uma boa conservaçãoÉ sempre importante preservar a voz para mantê-la sempre em bom estado de uso, principalmente para quem a tem como instrumento de trabalho.

Durante o uso diário é comum que as pessoas apresentem problemas como rouquidão, laringite, falta de ar para pronunciar as palavras, respiração inadequada, rapidez ao falar, palavras mal pronunciadas, uso de som forte com esforço físico, ambientes empoeirados, giz entre outros.

É pensando em prevenir estes tipos de problemas que o Idmed convidou a fonoaudióloga e professora de canto Débora Costa de Abreu para explicar melhor o assunto. Veja abaixo.

 

Quais são os cuidados primordiais que se deve ter com a voz?

Os principais cuidados devem ser: beber bastante água, principalmente quando for usar a voz intensamente, não gritar e usar corretamente a voz, buscando conhecer seus limites. Isso pode ser aprendido com algumas sessões de fonoaudiologia. As aulas de canto também podem ajudar a melhorar a forma como se usa a voz.

 

Quais alimentos são bons para as cordas vocais? Quais não são? Por quê?

Bom, alguns poucos estudos foram feitos nesse sentido. A maçã possui uma substância que limpa as pregas vocais. Outros alimentos à base de gordura e leite, como chocolates, biscoitos, bolos, são “ruins” para a voz, porque aumentam a quantidade de pigarro. Claro que eles não fazem mal, mas na hora de falar, dar uma palestra ou cantar, isso vai influenciar bastante na sua qualidade vocal.

O café e o álcool também não são bons, pois ressecam as pregas vocais, deixando-as sem a secreção que as protege. Por isso é bom evitar, antes de cantar ou falar (dar uma palestra, aulas).

A água ainda é um dos melhores “remédios” para problemas vocais.

Publicidade