Índice deste artigo:

Variação de temperatura: os riscos que esse fenômeno oferece para a saúdeCom a mudança da temperatura e as variações de dias quentes e frios, aumentam as chances de ocorrerem doenças de vários tipos, dentre elas as respiratórias, como a gripe, resfriados e pneumonias. Outras doenças também podem surgir, como a malária e febre amarela.

Idosos e crianças necessitam de mais cuidados e a hidratação pode ser fundamental para o organismo.

 

Quais são as principais doenças que podem ocorrer com a variação de temperatura?

A variação de temperatura pode provocar uma série de doenças. Algumas são de forma indireta, como as doenças infecciosas, que aumentam com o calor e as chuvas, tais como dengue, malária, infecções do aparelho digestivo, dentre outras. No frio, algumas doenças, tais como problemas cardíacos e circulação periférica (nos membros inferiores), são mais comuns, assim como as doenças de transmissão respiratória, como a gripe e os resfriados, pois o frio faz com que as pessoas fiquem mais aglomeradas.

 

Quem é mais suscetível a contrair estas doenças?

Depende da faixa etária. Assim, tanto no calor quanto no frio, os idosos são as principais vítimas e depois as crianças menores, de colo. Adultos e jovens têm maior resistência às infecções e variações de temperatura.

 

Quais ambientes são mais propícios a desenvolver estas doenças?

Depende da doença. As infecções respiratórias, por exemplo, são mais comuns em cidades com grande aglomeração de pessoas, e outras são mais comuns em ambientes de floresta, como a malária.

Publicidade