Índice deste artigo:

Danos acústicos - até que ponto a poluição sonora promove a perda auditiva?A poluição sonora é uma realidade no estilo de vida moderno, especialmente nas grandes cidades. Ela ocorre quando o som altera a condição normal de audição num determinado ambiente. Embora ela não se acumule no ambiente, como outros agentes poluentes, ela pode causar vários danos à audição, à qualidade de vida e ao bem-estar das pessoas.

O ruído é o que mais colabora para a existência da poluição sonora e é provocado pelo som excessivo das ruas e avenidas, canteiros de obras, meios de transporte, áreas de recreação, por exemplo. Esses sons promovem desarmonia e provocam efeitos negativos para o sistema auditivo das pessoas, além de provocar alterações comportamentais e orgânicas.

Para entender mais como o uso frequente de fones de ouvido com altura inadequada, ambientes de baladas e outros fatores externos podem influenciar na perda auditiva, leia como prevenir-se contra os danos acústicos. Acompanhe.

 

A população urbana está em constante exposição a barulhos ou ruídos, seja no ambiente de trabalho, nas ruas  ou, até mesmo, em ambientes de lazer. Como essa poluição sonora pode causar traumas auditivos?

Os traumas auditivos ou, ainda, as perdas auditivas induzidas por níveis de pressão sonora elevados sempre foram considerados doenças ocupacionais que surgem durante um emprego em que o trabalhador não usa o equipamento de proteção adequado. Mas o que se vê hoje em dia é muito barulho causado pelo trânsito e por diversas atividades de lazer, como ouvir música com som muito alto e fones de ouvido ou ainda frequentar discotecas. Esses dois fatores somados são a segunda causa mais comum de perda auditiva, com 30% dos casos*.

*Fonte: Sociedade Brasileira de Otologia - www.sbotologia.com.br

Publicidade