Índice deste artigo:

MusicoterapiaA musicoterapia é uma ciência da saúde que está em desenvolvimento e que utiliza elementos sonoro-musicais como meios intermediários de comunicação com o paciente, seja ele portador de alguma deficiência ou doença, ou não, isto é, atua nas áreas do tratamento, reabilitação, recuperação ou profilaxia.

 

Quais são as indicações? Quem pode ser tratado, segundo a musicoterapia?

Todas as pessoas podem ser tratadas pela musicoterapia, desde a fase intrauterina até o idoso, com exceção daquelas que portam alguma infecção auditiva ou de outras impossibilidades provenientes de discussões da equipe interdisciplinar envolvida. Os indivíduos mais beneficiados são aqueles que possuem uma identificação com o parâmetro sonoro e que são indicados por outros profissionais da saúde, por acreditarem ser o som um elemento terapêutico em potencial. Como a musicoterapia faz parte de uma equipe interdisciplinar, ela complementa o tratamento com sua linguagem própria: a música do ser humano.

 

Qual o tipo ou ritmo musical mais indicado?

Não existe uma receita. O que há são procedimentos metodológicos adotados no início do tratamento, através dos quais se monta uma história pessoal, clínica e sonoro-musical do sujeito, para que os recursos em musicoterapia sejam utilizados adequadamente. Os dados coletados informarão quais sons (altura, intensidade, timbre, duração), ritmos, melodias, músicas serão usados e quais estímulos corporais e vocais deverão ser propostos.

Publicidade