Índice deste artigo:

Como cuidar das finanças do fim de ano?O fim do ano já passou e isso gerou diversos gastos extras como: as festas, presentes, férias e também o décimo terceiro salário. Mas, o que fazer com o dinheiro extra? Antes de partir para as compras é importante o consumidor parar e pensar que esse dinheiro pode ser o começo da caminhada para a conquista da independência financeira. Para isso, é necessária uma análise de como se está atualmente em relação ao dinheiro. Normalmente as pessoas são separadas em três grupos: endividado, sem dívidas e investidor.

Se você estiver entre os endividados, o correto é fazer primeiramente uma planilha por 90 dias, adequando, a partir dela, seus gastos mensais à sua receita, ou seja, deverá fazer uma redução de despesas para estabelecer o equilíbrio financeiro e criar uma sobra. Para isso é fundamental que estejam inclusos na planilha até mesmos gastos com cafezinho, lanches e baladas.

Com essa sobra, procure os credores para uma negociação com alongamento e de preferência com juros muito baixos, no máximo 2,5% ao mês, mas, cuidado, a negociação deverá ter parcelas que caibam em seu orçamento mensal. Em relação ao dinheiro do décimo terceiro salário, parte deverá ser utilizada para as compras e gastos de fim e início de ano e uma porcentagem maior para a criação de uma reserva, evitando imprevistos. Recomendo que se guarde pelo menos 50%. A idéia é se tornar um investidor iniciante.

Se você está no grupo dos sem dívidas você é um consumidor equilibrado financeiramente, que não deve, mas que também não poupa. Uma boa opção é iniciar um investimento, pode ser poupança, previdência privada, enfim, são inúmeras as opções. Você deve destinar ao menos uma parcela do 13º salário para este fim. O mais importante para este grupo, contudo, é criar o hábito de poupar, e traçando como objetivo dessa poupança a realização de seus sonhos. Não se esquecendo é claro de reservar parte para os já citados gastos do período.

O terceiro grupo é se você já atingiu o status de investidor, acredite, mesmo sendo jovem você já pode adotar esse perfil. Nesse caso a opção mais indicada para utilizar o décimo terceiro é com os gastos do período e para continuar investindo, planejando saltos maiores como fundos de investimentos ou mesmo a bolsa, sempre acompanhado por um especialista.

Publicidade