Índice deste artigo:
As temperaturas aumentaram, mas os cuidados com a gripe A devem continuar. A diferença é que, com o calor, a sobrevida do vírus H1N1 no meio ambiente é mais curta, variando entre 20 a 30 minutos, ao contrário do inverno, quando ele sobrevive até oito horas. Este é o alerta de Rui Bocchino Macedo, médico do Lavoisier Medicina Diagnóstica/DASA.
O médico explica que a gripe A é transmitida pelo contato com secreções contaminadas. Por isso, medidas simples de higiene ajudam a conter a transmissão. “As aglomerações em casas de veraneio, por exemplo, podem favorecer o contágio”, lembra.
Macedo reforça que manter os cuidados tomados no inverno podem, além de diminuir os casos da gripe, prevenir outras doenças infectocontagiosas, como conjuntivites, viroses respiratórias, infecções por rotavírus e doenças próprias da infância. Os cuidados de higiene devem ser acompanhados por uma alimentação correta e pela ingestão abundante de líquidos. Quem já está doente deve redobrar os cuidados e evitar ainda mais as aglomerações.
- Ant
- Próx >>