Índice deste artigo:
Presentear os amigos e familiares é comum em época de festas de fim de ano. Uma forma de presentear é o amigo secreto (ou amigo oculto), que costuma acontecer entre familiares, amigos próximos, colegas de trabalho, etc. Mas dúvidas são sempre frequentes: como estabelecer o valor, como acertar no presente, como lidar na hora de entregar o presente para quem você não gosta, o que fazer quando recebe um presente que você não gosta? Estas e outras questões serão respondidas nesta matéria!
O valor deve ser estabelecido de comum acordo entre os participantes e pode ser por meio de votação. Um máximo e um mínimo são fundamentais e devem ser respeitados, mesmo se o amigo for o chefe. Se tirou quem não conhece ou não gosta, de repente é uma boa oportunidade de conhecer e/ou ficar amigo novamente. Tente esta aproximação pelo bem de sua carreira. Hoje, o que mais importa nas empresas são funcionários com grande capacidade de relacionamento pessoal. Os presentes devem sempre vir com a possibilidade de serem trocados e isso deve ser dito à pessoa na hora de entregá-lo. O importante é ter utilidade e se para isso precisar ser trocado, não há problema.
Você acha que pega mal fazer "Amigo da Onça" ou "Inimigo Secreto"? Que critérios as pessoas devem usar ao presentear sem que o "mimo" em questão magoe os sentimentos alheios? E na hora de revelar quem tirou, o cuidado deve ser o mesmo?
Esta brincadeira até pode ser feita, mas as pessoas tem que tomar bastante cuidado para saber o limite entre o engraçado e o que pode realmente magoar outra pessoa. Colocar-se no lugar dela é uma boa tática para fazermos esta avaliação. A brincadeira é boa quando TODOS se divertem. Feita desta maneira, pode-se revelar quem tirou quem sem problemas. Não se deve aproveitar este momento para vinganças conscientes ou inconscientes contra colegas.
- Ant
- Próx >>