Índice deste artigo:

kid-shaving

Algumas mulheres adoram, outras odeiam. Uns homens cuidam mais, outros menos. No entanto, a menos que o homem opte por fazê-la com frequência, a barba é inevitável e cresce rapidamente, inclusive com uma velocidade maior do que os cabelos.

Apesar de estar presente em todos os homens, nem todos têm uma barba tão desenvolvida. De acordo com o médico dermatologista Adriano Almeida, tal fato deve-se aos níveis de hormônio masculino durante a puberdade, período em que se inicia este processo. "Quanto maior a concentração de testosterona, maior o número de folículos pilosos e maior a área coberta pela barba", explica.

Além do nível hormonal, a alimentação é outro fator importante para o desenvolvimento da barba nos homens. Por essa razão, ter uma alimentação regular e rica em vitaminas é ideal, ainda que nem sempre seja possível ter uma dieta completa, mesmo com acompanhamento nutricional.

"Nesse caso, o indivíduo deve repor as necessidades fisiológicas do organismo através de suprimentos de cápsulas", ressalta Adriano.

Conheça alguns dos nutrientes indispensáveis para ter uma barba bem desenvolvida.

- Ferro: fígado, carnes, gema de ovo, legumes, grãos integrais ou enriquecidos, vegetais verde-escuros, melaço escuro, camarão, ostras;

- Zinco: leite, fígado, moluscos, arenque, farelo de trigo;

- Cobre: fígado, moluscos, grãos integrais, cerejas, legumes, rins, aves, ostras, chocolates, castanhas, cereais, frutas secas, mariscos, tecidos animais;

- Vitamina B6: levedo, germe de trigo, carne de porco (bem passada), vísceras, principalmente fígado, cereais integrais, legumes, batatas, bananas e aveia.

Publicidade