Índice deste artigo:

creme-rosto-rugas

Com a idade, vêm também as tão preocupantes e inevitáveis rugas, mas aquele velho ditado que diz que prevenir é o melhor remédio faz total sentido quando o assunto é pele.

Segundo a dermatologista Gabriela Issa, independente da idade, o principal cuidado com a pele é a proteção contra os raios solares. Esse cuidado deve ser iniciado desde a infância, pois, além de prevenir o envelhecimento, também evita o aparecimento do câncer de pele. "Esta proteção pode ser feita com filtros solares, roupas especiais com proteção solar, boné, chapéu, guarda-sóis", diz ela. Manter a pele sempre limpa, livre de impurezas como poluição e maquiagem, também ajuda a manter o aspecto saudável da pele, com poros desobstruídos. O cigarro também deve ser deixado de lado, já que também contribui para o envelhecimento precoce da pele, além de todos os outros malefícios causados por ele.

A maioria das mulheres não apresenta rugas antes dos 25 anos, mas isso não significa que não precisam se preocupar. O mais importante é a prevenção, que já deve começar bem antes delas aparecerem. O uso de filtro solar desde a infância vai prevenir as rugas, já que o sol é o principal causador do envelhecimento extrínseco, aquele que depende de fatores externos. Mas existe outro tipo de envelhecimento, o intrínseco, que é geneticamente determinado, independente do sol, fumo ou outras agressões que a pele possa sofrer. Quanto a esse envelhecimento, pode-se começar a prevenção contra rugas com uso de cremes a partir dos 20 anos.

Publicidade