Índice deste artigo:

unha-encravada-cuidados

Elas costumam doer e incomodar muito, por isso, merecem total atenção: são as unhas encravadas. Segundo a podóloga Soraya Brani Botão, as unhas podem encravar por vários motivos: devido ao corte incorreto da unha, ao uso de sapatos apertados e de bicos finos, devido a traumas (batidas e pisões) ou simplesmente pelo próprio formato dela, quando já existe uma predisposição. "Neste último caso, a pessoa precisa do acompanhamento de um especialista da área", explica a podóloga.

Uma dica é cortar a unha reta, sem entrar nos cantos. O ideal após cortá-las é lixar os cantos para que não fiquem pontas, a fim de evitar que os mesmos machuquem as pontas dos dedos. Soraya aconselha aquelas pessoas que têm dificuldade em manusear alicates ou que não tenham habilidade para cortar as unhas a procurar um podólogo e evitar cortar as unhas sozinhas, pois o corte mal-feito pode piorar ainda mais a dor. "O ideal é utilizar uma lixa, uma vez por semana, para mantê-las curtas, mas, quando for cortar, procurar um especialista", diz Soraya.

Para evitar problemas com unhas encravadas, o melhor é deixá-las sempre curtas, pois quanto mais comprida, maior o risco de traumas, principalmente para pessoas que praticam atividades físicas.

Publicidade